A São Paulo Railway - SPR ou
popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída
em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha
inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando
Jundiaí a Santos, transportou durante muitos anos - até a década de 30, quando
a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de
passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um
verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome
de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos
anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e, em 1997, tenha sido entregue à
concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa
distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Rio Grande da
Serra continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
A estação de Paranapiacaba,
aberta com o nome de Alto da Serra em 1867, é uma das mais cantadas em
prosa e verso no Brasil e até no mundo. Feita para ser o pátio de operações do
sistema de cabos implantado pelos ingleses em 1867, nela foi mais tarde, em
1896, construída uma vila para os funcionários da São Paulo Railway que
com seu estilo inglês e sua beleza, aliada às belezas naturais do local, foi
tombada pelo Patrimônio Histórico há muito tempo. Por volta de 1900, uma
segunda estação, diferente e maior do que a original, foi construída. A estação
primitiva, a original, entretanto, ainda pode ter o seu local identificado:
segundo Thomas Corrêa, o local exato dela é onde hoje se encontra a
subestação elétrica. Parte da beirada da plataforma de pedra ainda pode ser
observada. Em 1907, o nome da vila foi trocado para Paranapiacaba, "lugar
de onde se avista o mar".
O nome da estação, entretanto,
permaneceu como Alto da Serra até 1945, quando foi alterado
para Paranapiacaba. Há vezes em que se vai a Paranapiacaba e não se
enxerga um palmo adiante do nariz, devido ao denso nevoeiro da serra.
Exatamente ali, a linha começa a descer a serra. Do outro lado da linha, a vila
continuou a se expandir, sem manter o estilo original, mas ainda é um apenas
pequeno bairro afastado do município de Santo André. Em janeiro de 1981, um
incêndio destruiu o prédio da antiga estação; desde 1977, entretanto, uma nova
estação, mais simples, já estava funcionando em local próximo. A antiga já
estava desativada e o fogo apenas apressou o seu fim. Era, entretanto, um
prédio já descaracterizado em muitos aspectos. O relógio, salvo do fogo, foi
consertado e colocado sobre uma nova torre ao lado do prédio novo.
A ferrovia, além de fazer o
transporte de pessoas e de café, fazia o controle de toda a mercadoria
exportada por São Paulo através do porto de Santos, controlando assim parte da
economia brasileira.
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